texto sem título nem ponto final - escolha e ponha aí

 Não sei como consegui tirar só 560 na redação do ENEM. Posso estar enganado, mas parece que essa prova não aprova quem escreve bem. Sei que posso ainda escrever mais do que precisa, n vou direto ao ponto, e fico mt preocupado em descriçõesinhas e frases construtivas e bonitas, em uma atmosfera clara e sem matar... Mas, hoje, sou um escritor com primeiro livro (Crônicas de portais - chegada a Amjstérd) publicado em novembro. Saiu em formato independente (obrigado editora pelo aprendizado que esse limão me obrigou a ter: diagramação, contas e mais contas, estratégias de divulgação.... Apesar de ver vc apenas como Voldemort agora, aquela-que-não-deve-ser-nomeada, muito obrigado pelo que investi sem retorno monetário algum), e depois de ter vencido esses 46 dias de lançamento nos quais eu consegui o feito heroico de vender os 100 dessa primeira tiragem, ainda resta essa insatisfação minha: não vejo na academia espaços nem valorização para livros literários, de temas e personagens variados, com histórias cativantes com início, meio, e fim. Abundam lá os artigos, ensaios, e teses que... não estou a falar que não estejam nos lugares certos, mas muitas vão ser colocadas na gaveta e ninguém vai ler. Sobre isso, e era só para falar rapidamente de ENEM, mais já que chegamos à essa seara, bora lá...: eu fiz recentemente uma pós em "ciências humanas - Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias", e há mais de 10 anos atrás encarei um desafio de traduzir um livro de italiano antigo "Iconologia del Cavalier Cesare Ripa" de mais de 700pgs! Foram legais esses estudos e cresci como pessoa, mas, já nos tempos de Ripa, via que o mundo acadêmico não era para mim. São, sei lá, rigores e normatividades muito engessadas. As quais, realmente não sei pra quê tanto... dificilmente alguma alcança públicos externos à academia e são estudos interessantes, capazes de modificar nossa vida do dia a dia. Falava-se em meu passado que os TCC e mais TCC pareciam ser somente para agradar o ego interno, e não "conversavam" com o marginal que se vê fora do sistema. Ora, se eu ouvia isso antes, e de uma pessoa próxima, como ela mesmo podia exigir que eu seguisse em carreira acadêmica, a mesma que, ao vislumbre inicial com o italiano, já não me identificava? Teria mais coisas a falar também agora, sobre um episódio que me ocorreu esse final de semana (sábado, 10/1/2026). Mas, uma vez que nem mais estou a debater sobre ENEM, finalmente finalizo esse parágrafo grande para ir direto ao texto: Qual nota vocês me avaliariam?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Os avanços contemporâneos no campo da medicina, com o surgimento de tratamentos para doenças antigamente sem cura, tais como pneumonia e sarampo, contribuem para aumentar a perspectiva de vida da população. Simples estratégias, como uma maior preocupação com saneamento básico e o uso da água, mostraram-se eficazes no enfrentamento de algumas epidemias no passado, e atualmente é comprovado que um ambiente limpo e arejado ajuda a manter a saúde e o bem-estar das pessoas. 

     Contemporaneamente, podemos usufruir de telemedicina e as tecnologias nos auxiliam em cirurgias à distância, bem como outras que não existiam em séculos passados, possibilitando agora transplantes de coração e outros órgãos.

     Conforme a medicina avança, o idoso que no começo dos anos 2000 ainda podia se achar no fim da vida e em um lugar apartado da sociedade, hoje já se vê desafiando o que era o estereótipo para tal fase da vida. Tecnologias inovadoras em fisioterapia, como neuromodulação não invasiva, pode dar mais qualidade de vida e trazer de volta a esperança para essas pessoas, encarando a velhice de uma forma mais ativa e natural.

     Nesse sentido, seria interessante ampliar e tornar mais acessíveis serviços preocupados com o idoso, tanto no que tange a esfera econômica quanto em tratamento humanizado. Mesmo porque, famílias e profissionais da saúde, todos têm o mesmo destino: envelhecer bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira crônica.

O wyrm da montanha.

As memórias do fogo.