quinta-feira, 23 de maio de 2024

Aprendendo Com Mestres.

 

     Olá, amigo(a) leitor(a). Como Vai?

     O texto desta semana no blog é um estudo-comparação inédito, e também um pouco de merchandising de um desenvolvimento bem legal de meu livro, Crônicas de Portais, que será publicado pela editora Pendragon!

     Pensava em estar introduzindo hoje (ha-ha, o gerúndio existe à língua, e não deveria ser um erro usá-lo) um novo marcador, inaugurando uma seção <<textos variados>>, e colocar um escrito que desenvolvi lá pros meus 14-15 anos, O Príncipe e a Amazona; algo um tanto quanto inusitado para criança dessa idade estar pensando (novamente gerúndio) e uma lição que realmente fez parte do meu crescimento.

     Mas, o tempo dele ainda virá. O da atualidade, logo, é um olhar mais atento para com os dois sistemas de magia do universo Malazan (chamado pelos íntimos "Malaz"), coletânea de livros escrita por Ian Cameron Esslemont e Steven Erikson.

     Estudei e pude atestar que à criação estão presentes "Warrens" [ˈwɔrənz], e "Holds" [hoʊldz], sistemas que permitem o acesso a diferentes tipos de poderes mágicos.

     Então, a fim de aguçar a curiosidade e manter as respeitosas audiências vossas por mais tempo, vamos finalmente descobrir o que tem na caixa ao final, tudo bem? Por hora, a embrenhar nesses novos caminhos literários, alimentando-nos de saudáveis e boas referências:

- ( Warrens ) -

     Warrens abundam ao universo Malazan. Manifestam-se como reinos ou dimensões que os magos podem acessar para extrair poder mágico. Cada Warren possui suas próprias características e tipos de magia específicos. Características dos Warrens:

  1. Acesso e Utilização:
    • Magos e usuários de magia precisam "abrir" um Warren para acessar seu poder.
    • Cada Warren está associado a uma cor ou elemento específico.
  2. Tipos de Warrens:
    • Denul: Associado à magia da cura.
    • Meanas: Associado à magia da sombra.
    • Thyr: Associado à magia da luz.
    • Mockra: Associado à magia da mente.
    • Ruse: Associado à magia da água e do mar.
    • Telas: Associado à magia do fogo.
  3. Perigos e Limitações:
    • Utilizar um Warren pode ser perigoso, pois envolve a manipulação de forças poderosas.
    • Magos podem ser "esgotados" ou até mesmo mortos se usarem poder excessivo ou se um Warren for corrompido.
  4. Deuses e Ascendentes:
    • Alguns Warrens estão associados a deuses ou a seres ascendentes que podem influenciar ou controlar ditos reinos mágicos.

 

- ( Holds ) -

     Holds são mais antigos que Warrens. São mais primitivos e menos refinados, ligados às forças elementares e ancestrais do mundo. Características dos Holds:

1.     Natureza Primordial:

    • Holds representam uma forma mais antiga de magia, anterior à ascensão dos Warrens.
    • Eles estão intimamente ligados aos elementos primordiais e à própria Terra.
  1. Estrutura e Utilização:
    • Ao contrário dos Warrens, Holds não precisam ser "abertos" da mesma forma. Eles são mais instintivos e menos controlados.
    • Holds são frequentemente associados a locais físicos no mundo, como montanhas, florestas, ou desertos.
  2. Tipos de Holds:
    • Hold of the Beast: Associado aos animais e à natureza selvagem.
    • Hold of the Ice: Associado ao gelo e ao frio extremo.
    • Hold of the Fire: Associado ao fogo primordial.
    • Hold of the Stone: Associado à terra e às rochas.
  3. Relação com os Warrens:
    • Holds são considerados mais poderosos em termos primordiais, mas menos versáteis que os Warrens.
    • Alguns Warrens podem ter evoluído a partir de Holds ou serem versões refinadas de suas forças brutas.

 

Agora, comparações! Estamos quase abrindo a caixa. Que emoção!

 

Comparação entre Warrens e Holds:

  • Origem e História:
    • Warrens são mais modernos e sistematizados, enquanto Holds são antigos e primitivos.
  • Acesso e Controle:
    • Warrens requerem técnica e conhecimento específico para serem acessados e utilizados.
    • Holds são mais instintivos e menos controláveis, sendo acessados de forma mais direta e bruta.
  • Força e Versatilidade:
    • Warrens oferecem uma variedade maior de magias especializadas.
    • Holds são geralmente mais poderosos em termos de força bruta, mas menos versáteis.
  • Associações Divinas:
    • Ambos os sistemas estão associados a deuses e seres ascendentes, mas os Holds estão frequentemente ligados a deidades mais antigas e primordiais.

 

     E depois de uma água geladinha que o autor tomou ligando o warren de ruse com o hold de gelo, bora lá ("Quê que é 'bora lá'")... rsrs; a atravessar os portais! Que são portas grandes ou pequenas, estreitas ou largas, materiais ou não, de nossas crônicas!

     Obrigado quem chegou até aqui. =] E, quem ainda não chegou, obrigado também, pois sei que você vai chegar [= Estudei e pude atestar que à criação de Amjstérd, cenário onde se passa a história Crônicas de Portais, coexistem hoje terrenos sagrados, e terrenos místicos, dois sistemas de feitiço, que se ligam aos seres e criaturas agraciadas pelos Deuses para desenvolverem-se em caminhos de magia e poder.

     Não curto muito repetições, mas a última frase me pareceu estranhamente familiar. Bem, então, segure a minha mão ou apertem os cintos. Mostro a vocês um vislumbre deste complexo projeto que está nascendo, uma ideia que ocorreu-me (eu sei que o certo é 'me ocorreu', pois o pronome 'que' requer a próclise. Mas falo assim por licença poética, de forma leve e para fazer graça mesmo, igual as músicas antigas que ouvia com meu avô) ainda na primeira adolescência, quando eu nem fazia ideia do nome 'amjstérd' e seguia fortemente motivado por Harry Potter 4, que estava lendo na época.

     A fim de arrematar com a agulha a coerência de meu texto, copio o mesmo esqueleto que fiz aos warres e aos holds (os artigos definidos nos dois demonstram paralelismo sintático) para delimitar, de mesma forma, sistemas em 'Crônicas':

  

- ( terrenos místicos ) -

     Terrenos do tipo místicos abundam ao universo Crônicas de Portais. Ditos locais de encontro mágico, nesses lugares fazem-se presentes duas ou mais forças primevas, que são as dos elementos Água, Ar, Fogo e Terra. Por exemplo, determinado terreno pode ser 60% Água e 40% Terra, ou ainda 60% Água, 20% Terra, 10% Ar e 10% Fogo. Feitiços oriundos desses locais possuem a denominação "magia". Características:

  1. Acesso e Utilização:
    • Tais terrenos estão aos montes e se criam ao acaso em Amjstérd.
    • Entidades governadas pelo mesmo tipo de feitiço de tal terreno podem interagir com o local direta ou indiretamente. Todos os demais seres e criaturas podem andar livremente sobre o mesmo, mas não interagir.
  2. Tipos de terrenos místicos:
    • Podem se constituir em várias camadas e estão em múltiplos tamanhos. Variam em porcentagem para cada elemento.
  3. Perigos e Limitações:
    • Tais terrenos, e/ou seres que os conhecem, pedem certo grau de estudo e/ou afinidade para serem usados / controlados.
    • Cada terreno místico guarda em si uma parte oculta que somente é controlada pelo próprio local. Esta parte não entra no percentual dos elementos e, muito se tentou, mas ainda não se conseguiu estudá-la por completo.
  4. Deuses e Ascendentes:
    • Dada à confluência elemental, terrenos místicos são neutros em toda Amjstérd e os Deuses Animais não conseguem acessá-los.

 

- ( terrenos sagrados ) -

     Terrenos sagrados são bem mais antigos que os acima ditos. Mais primitivos e naturais, ligados cada um à uma primeva força elemental e ocupam uma área grande, jamais pequena. Fazem-se em totalidade Água, Ar, Fogo ou Terra. Feitiços oriundos destes locais possuem a denominação "poder". Características:

1.     Natureza Primordial:

    • Ao contrário dos terrenos místicos, a área de um terreno sagrado é maior e mais delimitada. Foram estabelecidos pelos próprios Primevos Deuses e são mais naturais.
    • Terras sagradas foram historicamente estratégicas e moradas físicas dos Deuses por muito tempo. Suas delimitações são bastante imponentes.
  1. Tipos de terrenos sagrados:

·  Domínio de Água: Morada da Sereia e primevas controladoras de Água.

·  Domínio de Ar: Morada do Pégaso e primevos controladores de Ar.

·  Domínio de Fogo: Morada da Fênix e primevas controladoras de Fogo.

·  Domínio de Terra: Morada do Centauro e primevos controladores de Terra.

  1. Relação com os terrenos místicos:
    • Terrenos sagrados são indubitavelmente mais poderosos em termos de feitiço, mas menos versáteis que terrenos místicos.
    • Locais sagrados e locais místicos não se confluem entre si.

 

Estão gostando? Tem lógica essa criação? Vamos lá, que está acabando por hoje:

 

Comparação histórica entre místico e sagrado:

  • Origem e História:
    • Terrenos místicos são mais modernos e customizáveis, enquanto terrenos sagrados são intocáveis (não se pode controlar nem extrair algo desse locais) e mais antigos.
  • Acesso e Controle:
    • Terrenos místicos podem ser largamente acessados por todas as entidades, e as que possuem o mesmo elemento do terreno podem a ele interagir de forma direta ou indireta.
    • Terrenos sagrados possuem um só elemento primevo e, por razões de compatibilidade, são impossíveis de serem acessados por certas criaturas.
  • Força e Versatilidade:
    • Terrenos místicos oferecem variedade de feitiços. Tal força, hoje, é chamada de "magia".
    • Terrenos sagrados são mais poderosos em termos de força bruta, mas menos versáteis. Tal força, hoje, é chamada "poder".
  • Associações Divinas:

·   Os Deuses estabeleceram seus domínios quando, em outra realidade (a nossa, querido leitor), era o ano 3.020. Após guerras e conquistas, foram originados os terrenos místicos, "criados" pelos humanos. Gradativamente, os Deuses abandonaram Amjstérd e sua criação.

 

     'A' de AMJSTÉRD! E 'A' de ACABOU! Concluindo, Warrens estão para Terrenos Místicos, e Holds estão para Terrenos Sagrados. Dançando em letras maiúsculas e minúsculas, nesta comparação Malázérd.  

    

- ( ) -

 

Davi Dumont Farace.

23/05/2024

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